No evento presencial serão apresentados artigos da série “Desenho Urbano, Transporte e Saúde”, que envolveu pesquisadores de vários países e foi publicada na revista The Lancet
No evento presencial serão apresentados artigos da série “Desenho Urbano, Transporte e Saúde”, que envolveu pesquisadores de vários países e foi publicada na revista The Lancet
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) promove amanhã (24/06), em São Paulo, o seminário “Lançamento dos Dados da Cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis”.
No evento serão apresentados artigos da série “Desenho Urbano, Transporte e Saúde” no Brasil, durante o lançamento dos dados da cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis e outras pesquisas da temática.
A série de artigos científicos foi publicada pela revista The Lancet Global Health em maio deste ano, envolveu pesquisadores de vários países e está vinculada a Projeto Temático da FAPESP.
O objetivo foi verificar como as políticas e as ações de desenho urbano e transporte nas cidades podem impactar na prevenção de doenças crônicas, como a obesidade, e estimular a prática de caminhada. A cidade de São Paulo entrou como estudo de caso. Foram analisados o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o Estatuto do Pedestre como políticas.
Também foram disponibilizados os dados ambientais da base oficial da cidade de São Paulo para a elaboração de índices como o de caminhabilidade, acesso aos transportes coletivos, áreas verdes, densidade populacional e outros itens importantes para comparação com outras cidades.
O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Ele acontecerá das 14h às 17h, na Sala Alfredo Bosi do IEA, situado na rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão on-line pelo site do instituto.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/dados-cidade-sao-paulo-saudaveis.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.