Lançamento do UrbanData-CEM
25 de março de 2022

Centro de Estudos da Metrópole lança banco de dados bibliográficos para acompanhamento, registro, classificação e difusão do conhecimento científico sobre as cidades brasileiras

Lançamento do UrbanData-CEM

Centro de Estudos da Metrópole lança banco de dados bibliográficos para acompanhamento, registro, classificação e difusão do conhecimento científico sobre as cidades brasileiras

25 de março de 2022

 

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) lança na próxima segunda-feira (28/03), em seminário on-line, o acervo bibliográfico UrbanData-Brasil/CEM.

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade de São Paulo (USP). O evento é uma homenagem a Licia do Prado Valladares, socióloga e professora aposentada da Universidade de Lille (França), que faleceu em novembro do ano passado, na França. Ela foi a idealizadora e fundadora do acervo.

O UrbanData-Brasil/CEM é um banco de dados bibliográfico que reúne informações publicadas, sob diferentes formatos editoriais, sobre as várias dimensões do urbano brasileiro. Ele reúne referências de mais de 1,5 mil livros, 7.900 artigos e mil artigos científicos, além de 6 mil monografias, teses e dissertações.

Cientistas que estudam o urbano brasileiro e queiram inserir as referências de suas pesquisas no UrbanData-Brasil/CEM podem fazer um cadastro no site e enviar as informações para a equipe. Para isso, é preciso inserir o e-mail no campo designado da página “Registre seu trabalho” do site do acervo e preencher o formulário que se abre a seguir.

O seminário será coordenado por Eduardo Marques, diretor do CEM, e por Bianca Freire Medeiros, coordenadora do UrbanData-Brasil/CEM e professora da USP.

A transmissão será ao vivo, a partir das 14 horas, pelo canal do CEM no YouTube.

Mais informações: https://bit.ly/37SnS5p.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.