Lançamento do quarto volume da Flora Fanerogâmica
04 de agosto de 2005

Obra, que será lançada em São Paulo no dia 10, aborda 475 espécies de 33 famílias que ocorrem no Estado. No evento haverá uma exposição com as imagens publicadas nas 2,5 mil páginas dos quatro primeiros volumes

Lançamento do quarto volume da Flora Fanerogâmica

04 de agosto de 2005

Agência FAPESP - O lançamento do quarto volume da Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo será realizado no dia 10 de agosto, às 10h, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na capital paulista.

No mesmo evento também será apresentada ao público a exposição Imagens da Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, com pranchas e aquarelas publicadas nos quatro volumes.

O projeto financiado pela FAPESP consiste num abrangente mapeamento da vegetação nativa do Estado. No quarto volume da coleção foram catalogadas 475 espécies, que pertencem a 33 famílias botânicas.

Desde o primeiro volume, em 2001, foram publicadas no total 2,5 mil páginas. Ao todo, os pesquisadores descreveram 139 famílias, 475 gêneros e 1.830 espécies de plantas com flores que ajudam a compor matas mais abertas, como o Cerrado e os campos de altitude, ou mais densas, como a quase extinta Mata Atlântica.

A previsão dos coordenadores da obra é que, depois dos 12 anos de trabalho no mapeamento, outros 11 volumes sejam publicados. Se a média de lançamento de um livro por ano for cumprida, a coleção será finalizada apenas em 2016.