Publicação é composta por ensaios curtos e é resultado de pesquisa no campo de intersecção da Psicanálise com a Linguística
Publicação é composta por ensaios curtos e é resultado de pesquisa no campo de intersecção da Psicanálise com a Linguística
Agência FAPESP – “A casa é por excelência o espaço da intimidade e sua imagem nos oferece uma espécie de topografia de nosso ser íntimo (...). No entanto, não vamos tomar a casa exclusivamente como lugar de reconhecimento e pertencimento, mas também como lugar que pode revelar aquilo que não reconhecemos, ou não assimilamos como fazendo parte do eu e que, paradoxalmente, revela-se como o mais íntimo do sujeito, o extremo íntimo.”
O texto, escrito por Andrea Menezes Masagão na apresentação de seu livro Habitats, pode ser tomado como o fio condutor para a leitura dessa trilogia, composta por ensaios curtos e densos.
Utilizando como chaves os conceitos psicanalíticos de Freud e Lacan, a autora incursiona por três “casas”: a “casa feita de impressões ósseas e viscerais”, da artista plástica Katsuko Nakano; a “casa assombrada”, do conto A queda da casa de Usher, de Edgar Allan Poe; e a “casa feita de nada”, organicamente construída com materiais recolhidos no lixo pelo artista popular Gabriel Joaquim dos Santos.
Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Andrea Menezes Masagão integra o Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos e o Centro de Pesquisa Outrarte, da Unicamp. Sua trilogia foi publicada com o apoio da FAPESP e é resultado do pós-doutorado desenvolvido no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), também com bolsa da FAPESP.
O livro Habitats (Editora Mercado de Letras) será lançado no dia 14 de abril, a partir das 18 horas, na Livraria Cultura, no mezanino da Loja de Artes, no Conjunto Nacional, Piso Térreo, Avenida Paulista, 2073, em São Paulo. Mais informações sobre o lançamento: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/eventos/resenha/resenha.asp?nevento=36138.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.