Publicação com textos do antropólogo Néstor Garcia Canclini, que investiga as transformações recentes nas instituições culturais, será apresentada em seminário no IEA-USP
Publicação com textos do antropólogo Néstor Garcia Canclini, que investiga as transformações recentes nas instituições culturais, será apresentada em seminário no IEA-USP
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) promoverá nesta quarta-feira (25/10) um seminário de lançamento do livro Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (Edusp, 2023).
A obra traz textos do antropólogo cultural argentino radicado no México Néstor Garcia Canclini e é resultado da pesquisa “A Institucionalidade da Cultura e as Mudanças Socioculturais”, coordenada pelo pesquisador entre 2020 e 2022.
Na pesquisa, são estudadas as transformações que vêm afetando, nos últimos anos, instituições culturais, artistas, trabalhadores da cultura e públicos, impacto adensado e agravado em função das limitações impostas pela pandemia da COVID-19.
A programação do lançamento inclui comentários dos demais autores, de jornalistas e gestores culturais, além de pessoas entrevistadas nas pesquisas, como o historiador Célio Turino, a diretora fundadora do Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas, Fernanda Onisajé, e a produtora cultural e escritora Valquíria Volpato.
Também haverá a participação de artistas e apresentação do site Diálogos com Canclini no Brasil, onde estão reunidas informações sobre o antropólogo, obras para download e registros das atividades realizadas na pesquisa.
O evento começa às 10 horas, no Auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), que fica no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A capacidade do auditório é de 150 pessoas.
O seminário é gratuito e aberto ao público. Quem não puder comparecer poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo site do IEA.
Mais informações: www.iea.usp.br/noticias/lancamento-emergencias-culturais.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.