Jornais raros
17 de junho de 2010

UFSCar encontra acervo de jornais do século 19 que pertenciam ao antigo Arquivo Histórico Contemporâneo

Jornais raros

UFSCar encontra acervo de jornais do século 19 que pertenciam ao antigo Arquivo Histórico Contemporâneo

17 de junho de 2010

 

Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) encontrou um acervo de documentos e jornais que foram publicados em São Carlos e outras cidades da região no século 19.

O material, que pertencia ao antigo Arquivo Histórico Contemporâneo (AHC), estava lacrado em armário no acervo da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da UFSCar, órgão criado em 1997 e que substituiu o AHC.

Segundo a UFSCar, o exemplar mais antigo é da Tribuna de São Carlos, de 1877. Na coleção, há destaque também para um periódico socialista muito raro, O Lutador, de 1892.

Destacam-se também os jornais A Cidade, Cidade de São Carlos, A Opinião, S. Carlos do Pinhal, Ordem e Progresso.

Entre os documentos, foram encontrados carta-patente concedendo posto da Guarda Nacional a um cidadão da região, com data de 1892, e dois diplomas universitários, o mais antigo de 1867.

Os interessados podem consultar o material recém-descoberto. O acesso é livre para qualquer um mediante agendamento prévio. A UEIM está localizada no andar térreo do edifício do Centro de Educação e Ciências Humanas, na área sul do campus São Carlos.

Mais informações: www.ueim.ufscar.br, ueim@ufscar.br ou (16) 3351-8355 ou 3351-9609.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.