Encontro no IEA-USP terá seis mesas-redondas temáticas. Haverá transmissão pela internet
Encontro no IEA-USP terá seis mesas-redondas temáticas. Haverá transmissão pela internet
Agência FAPESP – O Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará a Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades, nos dias 14 e 15 de agosto de 2018, em São Paulo.
Segundo o IEA, o encontro debaterá a chamada engenharia popular, uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado por um grupo popular, mas também a gradativa construção de uma ordem sociotécnica para maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade.
O encontro terá a participação de pesquisadores de universidades brasileiras e da Universidade Nacional da Colômbia, representantes de movimentos sociais e profissionais de engenharia.
O evento terá mesas-redondas temáticas com os temas “Qual engenharia ou qual tipo de solução técnica é buscada por grupos populares?”, “O que é a engenharia popular?”, “O que fundamenta a compreensão de mundo e de engenharia que a engenharia popular possui?”, “Alguns desafios da prática popular de projetos de engenharia” e “Projeto e tecnologia no feminino”.
O evento é público e gratuito, mas requer inscrição prévia via formulário. O local de realização será a Sala Alfredo Bosi do IEA-USP (rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo).
Haverá transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/engenharia-popular.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.