Curso on-line é promovido pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, em parceria com o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena
Curso on-line é promovido pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, em parceria com o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena
Agência FAPESP – A Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP) e o Comitê Intertribal (ITC) Memória e Ciência Indígena promoverão o curso on-line “Jogos dos Povos Indígenas e Saberes Originários” entre a próxima quarta-feira (01/06) e o dia 31 de agosto.
O público-alvo inclui professores da rede pública e privada de ensino, professores indígenas, atletas indígenas e/ou integrantes dos jogos indígenas, estudantes de graduação e pós-graduação e interessados na temática em geral.
O objetivo é relacionar as práticas, saberes, etnias, cosmologias e história dos povos indígenas aos debates contemporâneos, a fim de ampliar perspectivas decoloniais dentro do universo pedagógico e da educação física escolar e não escolar, contribuindo também com outras perspectivas nas áreas de esporte e lazer.
Os Jogos dos Povos Indígenas são torneios organizados desde 1996 pelo ITC com apoio do Ministério do Esporte para integração das diferentes tribos, além do resgate e celebração das culturas tradicionais e originárias.
As aulas tratarão de temas como história dos jogos dos povos indígenas, espiritualidade e conhecimentos indígenas; jogos dos povos indígenas, poder público e direitos humanos; mulheres indígenas e os jogos dos povos indígenas; jogos, infância e juventude indígena, entre outros.
Os interessados devem se inscrever por formulário on-line e pagar taxa de R$ 200. As aulas serão transmitidas às 19 horas, por link que será fornecido aos inscritos.
Mais informações: www.eefe.usp.br/node/1329/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.