Atividade do ICTP-SAIFR pretende despertar a curiosidade de estudantes de Ensino Médio para as ciências da natureza. Inscrições até quarta-feira
Atividade do ICTP-SAIFR pretende despertar a curiosidade de estudantes de Ensino Médio para as ciências da natureza. Inscrições até quarta-feira
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará mais uma edição dos Jogos de Física no sábado (18/05), em São Paulo, com o tema “Missão Buracos Negros”.
Com o objetivo de despertar a curiosidade de estudantes de Ensino Médio para as ciências da natureza e a física em particular, os Jogos de Física têm o formato de um escape room de tabuleiro e colocam os participantes diante de diversos desafios relacionados a conhecimentos científicos.
A missão da atual edição é resgatar uma nave fictícia que se perdeu enquanto explorava os arredores do horizonte de eventos de buracos negros na Via Láctea. Para resgatá-la, será necessário resolver desafios que exploram temas como eletromagnetismo, astrofísica e gravitação.
O ministrante é Felipe Novaes, professor de física e matemática da rede estadual paulista e membro da equipe de Outreach do ICTP-SAIFR.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário on-line até quarta-feira (15/05). Haverá emissão de certificados.
A atividade acontecerá a partir das 14 horas, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo endereço é rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/jogos-de-fisica/missoes-de-fisica/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.