Iniciativa da USP, UFSCar e Universidade Técnica de Berlim auxilia gestores a compreender as principais características, tecnologias e habilidades relacionadas às novas tendências produtivas (imagem: divulgação)

Jogo de tabuleiro de pesquisadores ensina conceitos da indústria 4.0
29 de janeiro de 2021

Iniciativa da USP, UFSCar e Universidade Técnica de Berlim auxilia gestores a compreender as principais características, tecnologias e habilidades relacionadas às novas tendências produtivas

Jogo de tabuleiro de pesquisadores ensina conceitos da indústria 4.0

Iniciativa da USP, UFSCar e Universidade Técnica de Berlim auxilia gestores a compreender as principais características, tecnologias e habilidades relacionadas às novas tendências produtivas

29 de janeiro de 2021

Iniciativa da USP, UFSCar e Universidade Técnica de Berlim auxilia gestores a compreender as principais características, tecnologias e habilidades relacionadas às novas tendências produtivas (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP * – Com o objetivo de auxiliar gestores a entender as principais características, tecnologias e habilidades relacionadas à indústria 4.0, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Técnica de Berlim (Alemanha) desenvolveram um jogo de tabuleiro que trata do tema.

Conhecido como a 4ª Revolução Industrial, o conceito traz princípios, ações e estratégias de mercado para alavancar uma empresa por meio de sua integração às novas tendências produtivas.

O jogo desafia os participantes a alcançarem seus objetivos por meio de instrumentos da indústria 4.0. No início da atividade, os jogadores escolhem a carta que melhor representa a meta da empresa.

A cada jogada, os competidores têm a possibilidade de adquirir “capacitações”, que podem ser novas tecnologias, serviços de manutenção preventiva, acessórios da área de internet das coisas, máquinas inteligentes, funcionários especialistas em determinada área, pacotes de segurança de dados, entre outros produtos e ações que devem ser escolhidos de forma estratégica e certeira para que o plano de negócio da equipe tenha sucesso.

Ao final da partida, vence quem obtiver mais pontos e conquistar os chamados “certificados de excelência”, que servem para atestar a evolução da empresa em diferentes aspectos.

O jogo dura cerca de quatro horas. Os pesquisadores criaram cartas com diferentes objetivos para abranger empresas dos mais variados segmentos. Os participantes, no entanto, não sabem quais certificados de excelência devem obter ao término do game para que suas metas sejam atingidas. É preciso estar atento a cada etapa, porque certas capacitações só podem ser adquiridas se a empresa tiver desenvolvido outras antecipadamente.

Ao final de cada rodada, é feita uma espécie de “contabilidade” para saber quais serão as consequências para cada time de acordo com as ações que foram tomadas. Se a empresa perder pontos, ainda poderá se recuperar no decorrer da partida.

Até agora 15 empresas já participaram em aplicações e no refinamento do jogo, que também é aplicado em disciplinas da EESC-USP.

As empresas interessadas podem ter acesso ao jogo em https://bdgamei40.wixsite.com/bgi40?lang=pt.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.