Curso de difusão oferecido pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP dispõe de 30 vagas. Inscrições até amanhã
Curso de difusão oferecido pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP dispõe de 30 vagas. Inscrições até amanhã
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) oferecerá o curso de difusão “Introdução à Historiografia do Banditismo: Abordagens Possíveis” entre os dias 16 de fevereiro e 23 de março de 2022, em formato on-line.
O programa visa proporcionar uma compreensão do banditismo para além da ideia formulada por Eric Hobsbawm (1917-2012) e das pesquisas que tradicionalmente restringiram o fenômeno no Brasil ao Cangaço, sempre ligado a uma região específica (Nordeste), à seca e a uma temporalidade clássica, que vai do começo do século 20 até os anos de 1940.
Com carga horária de 20 horas, as aulas serão realizadas nas quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, pelo Google Meet.
Toda a bibliografia será passada aos alunos no primeiro dia de aula e comentada. Serão explicados outros detalhes importantes, como o uso da plataforma, a cobrança da presença e a participação nos encontros. Será disponibilizado também um tempo para atender alunos com possíveis dúvidas.
Estão abertas 30 vagas para alunos selecionados a partir da ordem de inscrição. A taxa custa R$ 50. Os interessados podem se inscrever até amanhã (14/12), pelo Sistema Apolo da USP.
Mais informações: www.ieb.usp.br/curdifusao-introd-a-historiografia/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.