Introdução à Historiografia do Banditismo
13 de dezembro de 2021

Curso de difusão oferecido pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP dispõe de 30 vagas. Inscrições até amanhã

Introdução à Historiografia do Banditismo

Curso de difusão oferecido pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP dispõe de 30 vagas. Inscrições até amanhã

13 de dezembro de 2021

 

Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) oferecerá o curso de difusão “Introdução à Historiografia do Banditismo: Abordagens Possíveis” entre os dias 16 de fevereiro e 23 de março de 2022, em formato on-line.

O programa visa proporcionar uma compreensão do banditismo para além da ideia formulada por Eric Hobsbawm (1917-2012) e das pesquisas que tradicionalmente restringiram o fenômeno no Brasil ao Cangaço, sempre ligado a uma região específica (Nordeste), à seca e a uma temporalidade clássica, que vai do começo do século 20 até os anos de 1940.

Com carga horária de 20 horas, as aulas serão realizadas nas quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, pelo Google Meet.

Toda a bibliografia será passada aos alunos no primeiro dia de aula e comentada. Serão explicados outros detalhes importantes, como o uso da plataforma, a cobrança da presença e a participação nos encontros. Será disponibilizado também um tempo para atender alunos com possíveis dúvidas.

Estão abertas 30 vagas para alunos selecionados a partir da ordem de inscrição. A taxa custa R$ 50. Os interessados podem se inscrever até amanhã (14/12), pelo Sistema Apolo da USP.

Mais informações: www.ieb.usp.br/curdifusao-introd-a-historiografia/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.