Projetos selecionados buscam responder a grandes perguntas fundamentais das Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática (Kitt_KS / Pixabay)
Projetos selecionados buscam responder a grandes perguntas fundamentais das Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática
Projetos selecionados buscam responder a grandes perguntas fundamentais das Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática
Projetos selecionados buscam responder a grandes perguntas fundamentais das Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática (Kitt_KS / Pixabay)
Agência | FAPESP – O Instituto Serrapilheira anunciou os 24 cientistas contemplados com até R$ 100 mil para desenvolver seus projetos durante um ano. Eles foram selecionados pela 2ª Chamada Pública de Pesquisa Científica, que buscou identificar pesquisas que fizessem perguntas fundamentais criativas e audaciosas, sem exigência de aplicabilidade, nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática.
Os bolsistas terão flexibilidade para usar os recursos da forma que julgarem conveniente para o desenvolvimento das pesquisas. Após um ano, os projetos serão reavaliados e até três deles poderão receber um novo financiamento de até R$ 1 milhão, por três anos. O apoio pode ser renovado anualmente. Com isso, o instituto reafirma seu compromisso de concentrar os recursos disponíveis em pesquisas de excelência, apoiadas em longo prazo.
Além de receber o apoio financeiro, os selecionados participarão de treinamentos, workshops e eventos de integração, como o Encontros Serrapilheira, realizado anualmente. O objetivo é contribuir para a evolução de suas carreiras, assim como criar espaços para a cooperação interdisciplinar e para estimular iniciativas em diversidade na ciência, divulgação científica e de ciência aberta.
Todos os candidatos foram avaliados por 44 painelistas internacionais, que compuseram oito painéis de avaliação. As revisões coletivas aconteceram nos Estados Unidos, Austrália e Israel.
“Esses painéis nos deram a oportunidade de ter um olhar internacional sobre a ciência proposta por jovens brasileiros, o que enriquece o processo”, disse Cristina Caldas, diretora de Pesquisa Científica do Serrapilheira, à assessoria de imprensa do instituto. “Reforçamos que nosso propósito é oferecer recursos mais consistentes a pesquisas selecionadas, ainda que envolvam estratégias de risco. Estamos muito satisfeitos em poder apoiar jovens cientistas brasileiros abordando grandes perguntas fundamentais em suas áreas.”
A lista dos 24 pesquisadores contemplados e a relação dos 44 painelistas que participaram das revisões podem ser conferidas em: serrapilheira.org/chamada-publica-no2-resultado/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.