No evento em São Paulo, que terá a presença de entidades federais e estaduais de saúde pública, será lançado o livro de referência Animais Peçonhentos no Brasil – Biologia, Clínica e Terapêutica dos Acidentes, que teve colaboração de 45 pesquisadores de todo o país
No evento em São Paulo, que terá a presença de entidades federais e estaduais de saúde pública, será lançado o livro de referência Animais Peçonhentos no Brasil – Biologia, Clínica e Terapêutica dos Acidentes, que teve colaboração de 45 pesquisadores de todo o país
Agência FAPESP - O Instituto Butantan promove, de 9 a 11 de setembro, o Encontro Nacional dos Laboratórios Produtores de Soros e Programa de Controle dos Acidentes por Animais Peçonhentos. O objetivo é avaliar como está a produção de soros no país e verificar o desempenho dos programas de prevenção a acidentes com cobras, aranhas e escorpiões, entre outros animais.
As discussões vão começar com uma mesa-redonda sobre políticas de saúde pública, logo depois da abertura do evento. No dia seguinte, quarta-feira (10/9), representantes de laboratórios produtores de soro e da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde falarão sobre produção dos antídotos, distribuição e a situação epidemiológica dos acidentes no país. Durante todo o dia, serão apresentados temas como processos de registro de soros e identificação de animais peçonhentos - serpentes, aranhas, escorpiões, insetos e animais aquáticos.
No último dia (11/9), especialistas falarão sobre acidentes com cada tipo de animal. A platéia também poderá participar de grupos de discussão organizados pelo Museu de Microbiologia e pelo Museu Biológico. Os trabalhos finais serão destinados à elaboração de um relatório e propostas para um futuro sistema de informação sobre ataques por animais peçonhentos.
Durante o evento será lançado o livro Animais Peçonhentos no Brasil – Biologia, Clínica e Terapêutica dos Acidentes, que recebeu apoio da FAPESP para a publicação. Com 490 páginas e 45 colaboradores, a obra está sendo preparada há pelo menos cinco anos e tem sido muito aguardada pela comunidade que estuda diferentes tipos de animais e seus respectivos venenos. "É o mais completo estudo brasileiro sobre o assunto, pois trata da biologia dos animais até a administração de terapêuticas em casos de acidentes", disse a pesquisadora Fan Hui Wen à Agência FAPESP.
Chefe do Hospital Vital Brasil, a cientista é uma das organizadoras da obra. Segundo a pesquisadora, o intuito de trabalhar com estudiosos de todo o país é que deu ao trabalho o caráter abrangente e inédito.
O programa completo do evento está disponível no site do Instituto Butantan (www.butantan.gov.br/eventos/encontro.htm. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail hospital@butantan.gov.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.