Insetos na Cultura Brasileira
14 de janeiro de 2010

Instituto Oswaldo Cruz abre, no Rio de Janeiro, exposição que retrata insetos e suas representações na arte e na cultura. Mostra inclui instalações, objetos de arte, borboletário e exposição de insetos

Insetos na Cultura Brasileira

Instituto Oswaldo Cruz abre, no Rio de Janeiro, exposição que retrata insetos e suas representações na arte e na cultura. Mostra inclui instalações, objetos de arte, borboletário e exposição de insetos

14 de janeiro de 2010

 

Agência FAPESP – Os insetos e suas representações na arte e na cultura são o tema da exposição Insetos na Cultura Brasileira, que será aberta no dia 15 de janeiro no Rio de Janeiro. A mostra, que vai até o dia 14 de março, é promovida pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz.

A exposição gratuita, que será realizada ao ar livre no jardim do Museu da República (Catete), terá instalações e objetos de arte, esculturas de carnaval de insetos gigantes, borboletário, exposição de insetos, áudios e vídeos com lendas sobre esses animais, além de atividades especiais para crianças nos fins de semana, incluindo oficinas com material reciclável, teatro de bonecos e contação de histórias.

De acordo com os organizadores, o objetivo é proporcionar uma experiência estética ao visitante, tendo os insetos como personagens centrais, com seus hábitos e costumes retraduzidos sob a ótica da arte, da cultura e da ciência.

Um dos principais destaques é o borboletário, montado com paisagismo próprio em 72m², que abriga oito espécies de borboletas. O visitante ainda poderá acompanhar de perto a rotina desses animais, desde sua alimentação com néctar das flores até a cópula e a oviposição.

Insetos gigantes sob forma de esculturas de carnaval e uma instalação da artista plástica Cristina Pape também estão incluídas no percurso ao ar livre da mostra. Em espaços como o da gruta do Jardim da República estarão expostos alguns dos cerca de cinco milhões de exemplares que compõem o acervo da Coleção Entomológica do IOC-Fiocruz.

No coreto, o artista plástico Rubens Ianelli expõe obras da série Cidades Perdidas, com objetos constituídos de fragmentos de madeira que sofreram a ação de cupins realçando com pincel e tinta guache pontos que lembram construções reais. Obras de outros artistas, tais como Getúlio Damado e DIM, que utilizaram vários materiais para representar insetos e produzir brinquedos inspirados nesses animais também farão parte da mostra.

Mais informações: www.ioc.fiocruz.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.