Inpe destaca raios na Semana Nacional de C&T
16 de outubro de 2015

Programação terá exibição de fotos, palestra e sessões do filme sobre raios “Fragmentos de Paixão”

Inpe destaca raios na Semana Nacional de C&T

Programação terá exibição de fotos, palestra e sessões do filme sobre raios “Fragmentos de Paixão”

16 de outubro de 2015

 

Agência FAPESP – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) oferecerá, em São José dos Campos, uma programação especial para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai de 19 a 25 de outubro.

Durante a semana, fotos de raios produzidas em seis estados do Brasil poderão ser vistas na exposição que ocorrerá no Parque Vicentina Aranha. A exposição é fruto do concurso “Foto do Mês”, realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Inpe.

Lançado em dezembro de 2014, o concurso elege a melhor foto de raios de cada mês e já recebeu cerca de mil fotos. A exposição inclui uma foto de raios em São José dos Campos, cidade que recebe por ano, em média, cerca de 12 raios por quilômetro quadrado.

Na palestra “Uma conversa ao sabor dos raios”, Osmar Pinto Junior, coordenador do Elat, abordará o tema em um bate-papo descontraído no Centro da Juventude de São José dos Campos no dia 22 de outubro, às 19h.

No dia 17, às 19h, o filme Fragmentos de Paixão será exibido ao ar livre no Centro da Juventude. O primeiro filme sobre os raios no Brasil apresenta a temática em uma perspectiva histórica, cultural e científica. No filme são apresentadas seis histórias, que mostram como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes.

No sábado seguinte (24/10), às 19h, haverá uma nova exibição do filme, desta vez no Parque Vicentina Aranha.

Mais informações: (12) 3208-7915.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.