Moto com cinto de segurança e microônibus híbrido são algumas das atrações que serão exibidas por alunos da FEI na 26ª ExpoMecAut (foto: divulgação)

Inovações automobilísticas
07 de dezembro de 2005

Moto com cinto de segurança e microônibus híbrido são algumas das atrações que serão exibidas por alunos da FEI na 26ª ExpoMecAut, nos dias 7 e 8 de dezembro, em São Bernardo do Campo (SP)

Inovações automobilísticas

Moto com cinto de segurança e microônibus híbrido são algumas das atrações que serão exibidas por alunos da FEI na 26ª ExpoMecAut, nos dias 7 e 8 de dezembro, em São Bernardo do Campo (SP)

07 de dezembro de 2005

Moto com cinto de segurança e microônibus híbrido são algumas das atrações que serão exibidas por alunos da FEI na 26ª ExpoMecAut (foto: divulgação)

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Uma moto equipada com cinto de segurança. Um microônibus híbrido movido a gás natural e a eletricidade, com transmissão mecânica automatizada. Um veículo para provas de rali 36% mais leve que a média.

Esses são alguns dos destaques da 26ª ExpoMecAut, a Exposição de Projetos de Formatura do Curso de Engenharia Mecânica Automobilística, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana). O evento é aberto ao público e ocorre nos dias 7 e 8 de dezembro, em São Bernardo do Campo (SP).

"O objetivo é despertar o interesse da indústria pelos projetos inovadores desenvolvidos dentro da universidade. A exposição recebe mais de 1 mil representantes de empresas brasileiras de diferentes áreas de atuação", disse Roberto Bortolussi, coordenador do Departamento de Engenharia Mecânica da FEI, à Agência FAPESP.

Do projeto denominado Safety Motorcycle nasceu uma motocicleta com um "habitáculo de sobrevivência para garantir a integridade física do usuário", como descrita pelos autores. Pensando em evitar os acidentes, os alunos reuniram inovações tecnológicas com conceitos de segurança veicular. A moto foi equipada com cinto de segurança e banco com encosto de cabeça.

"A nossa meta é fazer com que esses conceitos sejam empregados em produtos e serviços para a sociedade", explica Bortolussi. Para atingir esse propósito, segundo ele, todas as inovações nascem após uma ampla pesquisa de mercado, em que os alunos colhem informações com os potenciais usuários finais dos produtos. "Para criar o protótipo da moto, por exemplo, foi feita uma pesquisa com motociclistas na cidade de São Paulo, na qual se descobriu que os itens que eles mais buscam são conforto, segurança e praticidade", disse.

O microônibus híbrido conta com suspensão a ar auto-ajustável e vantagens como pouca emissão de poluentes, baixo nível de ruídos e de vibração e grande espaço interno. Também será apresentado na ExpoMecAut um protótipo de veículo de competição destinado a corridas de rali que, além de utilizar motor a diesel, é, em média, 36% mais leve que os modelos convencionais.

Outros destaques da exposição são uma retroescavadeira com sistema de rótulas no chassi que permite melhor manobrabilidade, uma picape cabine dupla equipada com um sistema de suspensão controlado eletronicamente e um sistema desenvolvido para atender deficientes físicos que facilita o acesso ao interior do carro sem necessidade de ajuda.

Mais informações: www.fei.edu.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.