Tema será abordado por Tessaleno Campos Devezas, professor da Universidade da Beira Interior, em Portugal, no dia 11 de junho, na Poli-USP
Tema será abordado por Tessaleno Campos Devezas, professor da Universidade da Beira Interior, em Portugal, no dia 11 de junho, na Poli-USP
"Inovação e Estratégia na Idade Moderna – O Papel Pioneiro de Portugal" será o tema da primeira palestra, a ser proferida por Tessaleno Campos Devezas, professor da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal.
Devezas abordará, entre outros pontos, o pioneirismo de Portugal na introdução dos caminhos marítimos para a troca de informações e produtos em substituição aos caminhos terrestres iniciados pelos romanos cerca de dois milênios antes.
O palestrante leciona na UBI um conjunto de disciplinas na área de materiais e também a disciplina de técnicas de previsão. Coordena ainda o Grupo de Trabalho em Previsão Tecnológica e Teoria da Inovação e é membro do corpo consultivo dos periódicos Technological Forecasting & Social Change e Journal of Sociocybernetics.
Foi professor associado no Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro, entre 1981 e 1983, e pesquisador sênior no Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos (SP), entre 1983 e 1990. Em 1992, transferiu-se para Portugal.
A palestra será realizada das 11h30 às 12h30, na Sala Bandeirantes do prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP.
A inscrição deve ser feita por e-mail para inovacao@usp.br, com o título "Ciclo de Palestras sobre Criatividade, Inovação e Empreendedorismo".
Mais informações: www.inovacao.usp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.