Mesa-redonda do Instituto Oswaldo Cruz debaterá o papel das universidades e de instituições de pesquisa no âmbito do Sistema Brasileiro de Inovação e na perspectiva de uma política industrial
Mesa-redonda do Instituto Oswaldo Cruz debaterá o papel das universidades e de instituições de pesquisa no âmbito do Sistema Brasileiro de Inovação e na perspectiva de uma política industrial
Agência FAPESP – O Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) realizará a mesa-redonda Inovação e Empreendedorismo no Brasil. Sonho ou Realidade no dia 19 de outubro de 2018, no Rio de Janeiro.
O evento tem como proposta debater o papel das universidades e de instituições de pesquisa no âmbito do Sistema Brasileiro de Inovação e na perspectiva de uma política industrial.
Segundo os organizadores, também serão tratados temas como: a preparação das instituições e as mudanças no processo de inovação a partir do novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (lei nº 13.243), regulamentado em fevereiro de 2018; como preparar e reter recursos humanos qualificados no Brasil para enfrentar os novos desafios do desenvolvimento tecnológico e do contexto global (ascensão da China como potência tecnológica, em especial); e como as instituições e agências de fomento podem se preparar para aperfeiçoar os processos de patenteamento e contratos tecnológicos.
A mesa-redonda contará com a presença dos professores Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, e Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.
Não há necessidade de inscrição. O evento ocorrerá às 10 horas, no Auditório Emmanuel Dias do Instituto Oswaldo Cruz, unidade da Fiocruz, na av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro.
A mesa-redonda é uma das atividades da programação do VI Encontro do Instituto Oswaldo Cruz, em comemoração aos 118 anos do IOC.
Mais informações: www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home ou pelo e-mail cordeiro@ioc.fiocruz.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.