Inscrições para uma oportunidade de pós-doutorado e duas de desenvolvimento tecnológico – todas financiadas pela Capes – podem ser feitas até 5 de outubro (foto: HeungSoon/Pixabay)
Inscrições para uma oportunidade de pós-doutorado e duas de desenvolvimento tecnológico – todas financiadas pela Capes – podem ser feitas até 5 de outubro
Inscrições para uma oportunidade de pós-doutorado e duas de desenvolvimento tecnológico – todas financiadas pela Capes – podem ser feitas até 5 de outubro
Inscrições para uma oportunidade de pós-doutorado e duas de desenvolvimento tecnológico – todas financiadas pela Capes – podem ser feitas até 5 de outubro (foto: HeungSoon/Pixabay)
Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado e duas de desenvolvimento tecnológico são oferecidas em projeto conduzido no Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Inscrições até 5 de outubro de 2020.
O grupo é coordenado pelos professores Jorge Kalil, Edecio Cunha-Neto e Keity Santos, da FM-USP. O objetivo é identificar marcadores imunológicos de proteção e suscetibilidade à COVID-19 de forma geral, e à forma grave em especial, além de caracterizar a durabilidade da resposta imune e proteção conferida pela infecção viral.
Os pesquisadores trabalham na caracterização funcional das respostas imunes celular, humoral e inata nos pacientes com COVID-19, além de desenvolver uma vacina totalmente brasileira para a doença. A pesquisa é multidisciplinar e também envolve pesquisa genética e epidemiológica, visando calcular a real imunidade de rebanho.
A bolsa de pós-doutorado é voltada a candidatos com doutorado na área biológica/biomédica obtido nos últimos cinco anos, além de conhecimentos nas áreas de biologia molecular, biologia celular e imunologia. Os selecionados receberão bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no valor de R$ 4.100,00.
É exigido domínio de técnicas básicas como preparação de soluções, extração de RNA e DNA, real time PCR, ELISA e cultura de células. Trabalho anterior com imunidade celular, especialmente em humanos, é também desejável.
As outras duas oportunidade são para desenvolvimento tecnológico, voltadas para candidatos com ao menos mestrado completo e conhecimentos nas áreas de biologia molecular, biologia celular e imunologia. Os selecionados receberão bolsa da Capes no valor de R$ 3.000,00.
Deseja-se que os candidatos para as duas vagas tenham trabalhos anteriores com separação, criopreservação e teste de células mononucleares do sangue periférico, além de habilidades em coleta de sangue.
Para se inscrever, os interessados deverão enviar e-mail para edecio.cunha@fm.usp.br, com cópia para keity.santos@fm.usp.br, colocando no assunto “Pós-Doutorado_COVID19” e “Bolsa_Desenvolvimento_Tecnológico_COVID19”, dependendo da vaga a que estiverem se candidatando.
Os interessados devem enviar os seguintes documentos e informações no e-mail: idade, endereço residencial, e-mail e celular, PDF dos diplomas de graduação e de mestrado, link para o currículo Lattes, carta de interesse listando as técnicas que domina, contatos (telefone celular/e-mail) do orientador/supervisor oficial do mestrado. É desejável também uma carta de recomendação de orientador/supervisor oficial do mestrado ou superior.
Mais informações pelo e-mail edecio.cunha@fm.usp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.