Exposição que inclui maquete de gesso da cidade de São Paulo entra em cartaz no Museu Paulista da USP no dia 23 de janeiro, na capital paulista
Exposição que inclui maquete de gesso da cidade de São Paulo entra em cartaz no Museu Paulista da USP no dia 23 de janeiro, na capital paulista
A ala oeste compreende salas ocupadas por telas de grandes dimensões como "Fundação da cidade de São Paulo" e "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro", ambos de Oscar Pereira da Silva, e "Fundação de São Vicente", de Benedito Calixto, além de uma maquete de gesso representando São Paulo em 1841.
As telas recriam a história do Brasil tendo como eixo a trajetória da capital paulista. A interpretação, estabelecida por historiadores paulistas durante a Primeira República, opunha-se à historiografia gerada no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ao longo do século 19.
Segundo os organizadores, a mostra pretende fornecer ao público novas chaves de interpretação das obras, de modo a evitar a compreensão das telas e da maquete como imagens fiéis à realidade, contemporâneas aos momentos representados.
Mais informações: (11) 6165-8018 ou 2273-4390
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.