ICTP-SAIFR ganha prêmio da American Physical Society por projeto de aulas on-line durante a pandemia | AGÊNCIA FAPESP

ICTP-SAIFR ganha prêmio da American Physical Society por projeto de aulas on-line durante a pandemia Iniciativa de instituto apoiado pela FAPESP disponibiliza material sobre Física Moderna para alunos do ensino médio. Projeto traduzirá o material para o espanhol para ser usado em toda a América Latina (imagem: ICTP-SAIFR)

ICTP-SAIFR ganha prêmio da American Physical Society por projeto de aulas on-line durante a pandemia

13 de agosto de 2020

Felipe Maeda | Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) recebeu o prêmio Special COVID-19 Innovation Fund Cycle (IF-COVID19) da American Physical Society (APS) para traduzir material de aulas on-line para o espanhol durante a pandemia do novo coronavírus. Concorreram 67 propostas e duas delas foram selecionadas.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Desde o começo da pandemia, o ICTP-SAIFR realiza a “Física de Fronteira On-line”, série de atividades para professores de física de ensino médio voltadas ao ensino a distância. São atividades de uma hora e meia de duração, realizadas nas quartas e sextas-feiras. As aulas estão disponíveis em inglês, francês e português.

As atividades apresentam conteúdos de Física Moderna e Contemporânea de forma que possam ser trabalhados em aulas on-line. São apresentados temas como matéria escura, física de partículas e evolução do Universo com estratégias para serem aplicadas em aulas virtuais.

O Instituto receberá financiamento da APS para projeto que traduzirá o material para o espanhol para que possa ser usado em toda a América Latina, tanto on-line durante a pandemia como na sala de aula quando as escolas forem reabertas. O projeto é liderado pelo professor Nathan Berkovits, presidente do ICTP-SAIFR e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

“Neste tempo de pandemia, aumenta a importância de ter material pedagógico de qualidade que pode ser ensinado e estudado on-line. A Perimeter Institute for Theoretical Physics, no Canadá, desenvolveu uma biblioteca extensa de material on-line sobre Física Moderna para alunos de ensino médio, e, com este prêmio, o projeto do ICTP-SAIFR de traduzir e ensinar este material no Brasil vai ser expandido para os outros países da América Latina. Com apoio do Instituto Serrapilheira, coordenadores do ICTP-SAIFR ministram workshops presenciais e on-line para professores de ensino médio ensinando como utilizar este material na sala de aula”, comenta Berkovits à Agência FAPESP.

Segundo o professor, o material das aulas em português já teve mais de 250 mil downloads.

O prêmio da APS faz parte do fundo de inovação criado para incentivar parcerias colaborativas para desenvolver novas abordagens destinadas a promover os interesses da comunidade da física. O fundo tem o intuito de financiar projetos que atendam às necessidades críticas resultantes da pandemia da COVID-19.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados