ICTP-SAIFR Distinguished Public Lecture by Marcelle Soares-Santos
20 de julho de 2018

Palestra no IFT-Unesp descreverá a detecção de ondas gravitacionais em 2017 e seu impacto para o futuro da ciência

ICTP-SAIFR Distinguished Public Lecture by Marcelle Soares-Santos

Palestra no IFT-Unesp descreverá a detecção de ondas gravitacionais em 2017 e seu impacto para o futuro da ciência

20 de julho de 2018

 

Agência FAPESP – Uma colisão entre duas estrelas de nêutrons foi observada em agosto de 2017. Esta observação, considerada o resultado científico mais importante do ano, marcou o início de uma nova era na astronomia e será o assunto principal da palestra “Colisões cósmicas: o impacto científico da primeira detecção de ondas gravitacionais e luz”, que ocorrerá no dia 27 de julho de 2018, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo.

A palestra é promovida pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e será ministrada pela professora Marcelle Soares-Santos, da Brandeis University, Estados Unidos.

Ela descreverá a história da descoberta dessa colisão cósmica e seu impacto para o futuro da ciência. Soares-Santos também destacará como, por meio de uma rede global de detectores de ondas gravitacionais que realiza observações em conjunto com telescópios tradicionais, a humanidade tem pela primeira vez a oportunidade de estudar os processos de formação de elementos como ouro e platina e também a história da expansão do Universo.

Não há formulário de inscrição e a entrada é gratuita. A palestra será realizada às 19 horas, no auditório do IFT-Unesp, que fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Várzea da Barra Funda, São Paulo.

O objetivo principal das conferências públicas do ICTP-SAIFR é trazer cientistas de renome internacional para discutir e informar o público leigo sobre recentes descobertas em física.

Mais informações: https://bit.ly/2NPxC1K.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.