Eventos do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, às terças-feiras no Facebook e no YouTube, terão os temas obesidade, câncer de mama e saúde bucal
Eventos do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, às terças-feiras no Facebook e no YouTube, terão os temas obesidade, câncer de mama e saúde bucal
Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) promoverá novas lives amanhã (11/10) e nos dias 18 e 25 de outubro. Os eventos integram a série ICB em Pauta, que tem o objetivo de discutir assuntos relacionados às pesquisas desenvolvidas na instituição.
No encontro de amanhã, a convidada será a professora Carla Carvalho, coordenadora do Laboratório de Sinalização Intracelular do Departamento de Fisiologia. Ela apresentará as opções terapêuticas para a obesidade que estão sendo discutidas na academia e na indústria farmacêutica. Em seu laboratório, a pesquisadora estuda a aplicação de fármacos e fitoterápicos para o tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica, uma das complicações da obesidade.
No dia 18 de outubro, serão apresentados os avanços na terapia do câncer de mama. Mastologista no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Sergio Masilli discutirá o que há de mais recente no campo da prevenção, do diagnóstico precoce e tratamento da doença.
Para fechar o mês, o ICB em Pauta terá a presença da professora Marcia Pinto Alves Mayer, coordenadora do Laboratório de Microbiologia Oral. Ela apresentará a relação entre doenças da cavidade oral, como a periodontite, e doenças crônicas, como a aterosclerose e o diabetes. Em seu laboratório, ela estuda os mecanismos de virulência de patógenos orais e as estratégias para obter o equilíbrio das bactérias que residem na boca por meio de probióticos e produtos naturais.
As entrevistas serão transmitidas pelo YouTube e pela página do ICB no Facebook. Os eventos acontecerão às terças-feiras, às 13h30.
Mais informações pelo telefones (11) 99912-8331, (11) 5081-5237 ou (11) 5549-1863.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.