Expoentes da astronomia vão se reunir em Paraty para discutir temas relacionados à formação, composição e ao futuro das galáxias
Expoentes da astronomia vão se reunir em Paraty para discutir temas relacionados à formação, composição e ao futuro das galáxias
Agência FAPESP – O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), o Laboratório Nacional de Astrofísica e o Observatório Nacional estão organizando o simpósio “IAU 395: Stellar populations in the Milky Way and beyond”, que ocorrerá entre este domingo (17/11) e o dia 22 de novembro na cidade de Paraty (RJ).
O evento marca o final do calendário de 2024 da International Astronomical Union (IAU), reunindo variados temas sobre a formação, composição e futuro das galáxias. Com 105 anos de história, a IAU, sediada em Paris, na França, é uma sociedade científica, cujos membros são astrônomos profissionais de diversos países.
O simpósio discutirá desde a evolução dos primeiros elementos químicos até como as estrelas e galáxias evoluem. Entre os nomes confirmados estão expoentes da astronomia mundial, como Anthony Brown, do Observatório da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, que mostrará como o projeto Gaia está possibilitando fazer o censo galáctico.
Além disso, Beatriz Barbuy, pesquisadora do IAG-USP, será homenageada no evento. Ela falará sobre suas pesquisas referentes ao Bojo Galáctico, que contém relíquias da formação da Via Láctea. Também do IAG, a professora Paula Coelho abordará as bibliotecas espectrais estelares para estudo de populações estelares em galáxias distantes.
As inscrições podem ser feitas pelo site do simpósio e custam R$ 1.515 para profissionais e R$ 1.220 para estudantes.
Mais informações: https://iaus395.iag.usp.br/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.