A professora da Unifesp e integrante do Conselho Superior da FAPESP será a primeira mulher a presidir a entidade centenária (foto: ABC/divulgação)

Helena Nader é eleita presidente da Academia Brasileira de Ciências
31 de março de 2022

A professora da Unifesp e integrante do Conselho Superior da FAPESP será a primeira mulher a presidir a entidade centenária

Helena Nader é eleita presidente da Academia Brasileira de Ciências

A professora da Unifesp e integrante do Conselho Superior da FAPESP será a primeira mulher a presidir a entidade centenária

31 de março de 2022

A professora da Unifesp e integrante do Conselho Superior da FAPESP será a primeira mulher a presidir a entidade centenária (foto: ABC/divulgação)

 

Agência FAPESP* – A biomédica Helena Nader será a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências (ABC). A eleição foi definida em Assembleia Geral realizada na terça-feira (29/03) e a posse ocorrerá durante a Reunião Magna da entidade, entre os dias 3 e 5 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Nader assume o cargo para o triênio 2022-2025.

Vice-presidente da entidade desde 2019, a pesquisadora vai assumir a cadeira do físico Luiz Davidovich. O químico Jailson Bittencourt de Andrade, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ocupará a vice-presidência.

"Me considero uma pessoa privilegiada por ter tido tantas oportunidades na vida e por estar agora presidindo, como mulher, uma instituição centenária, ao lado de uma diretoria da mais alta qualidade. Espero que possamos motivar ainda mais a ciência brasileira", disse Nader, que é professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro do Conselho Superior da FAPESP.

Bacharel em ciências biomédicas pela Unifesp e licenciada em biologia pela Universidade de São Paulo (USP), Nader tem como objeto de pesquisa a heparina, um composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos. No início da pandemia de COVID-19, em maio de 2020, seu grupo descobriu que o medicamento tem a capacidade de impedir a infecção de células pelo SARS-CoV-2 (leia mais em: agencia.fapesp.br/33125/) .

Ao longo de sua carreira, Nader aliou as atividades de pesquisa ao exercício de cargos administrativos em destacadas instituições científicas. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC, 2011-2017), onde atualmente é presidente de honra, presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq, 2009-2010) e é copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas).

É bolsista de produtividade nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou mais de 380 artigos em qualificadas revistas científicas internacionais e já formou 46 mestres e 51 doutores.

Destacou-se, desde o início da carreira, pelo posicionamento ativo em defesa da ciência. Promover a igualdade de gênero e a pluralidade na ciência também estão entre suas pautas prioritárias. Entre as homenagens recebidas ao longo dos anos estão o Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia 2020, concedido pelo CNPq, Fundação Conrado Wessel (FCW) e Marinha do Brasil; o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher (2020); o Prêmio Scopus 2007, concedido pela Elsevier e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o título de professora Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2005; o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2022; e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2008, outorgada pelo governo do Brasil.

Além de membro titular da ABC, Nader também é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês).

* Com informações da Assessoria de Imprensa da ABC.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.