Ciclo de eventos no Instituto de Estudos Avançados da USP trata do avanço das humanidades médicas por meio de exemplos literários
Ciclo de eventos no Instituto de Estudos Avançados da USP trata do avanço das humanidades médicas por meio de exemplos literários
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) receberá o ciclo de eventos Health Humanities in a Comparative Perspective: Science, Literature, History. Serão dois encontros, realizados nos dias 1º e 9 de abril de 2019, em São Paulo.
Os encontros debaterão o avanço das humanidades médicas, campo que surgiu na segunda metade do século 20 com a finalidade de usar as lentes e ferramentas analíticas das artes e humanidades para investigar questões sobre a saúde, as doenças e as respostas à doença.
Uma das palestrantes será a professora Fabiana Buitor Carelli (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), coordenadora dos encontros. Além dela, participarão os professores Brian Hurwitz, diretor do Centro de Humanidades e Saúde do King's College de Londres, no Reino Unido, e Ruth Richardson, pesquisadora independente e professora visitante na Universidade de Hong Kong, na China.
No primeiro encontro, serão realizadas as palestras “What are the Medical Humanities and Why Do They Matter?” e “Gray’s Anatomy (1858), the Creation of an International Textbook”. As inscrições para o encontro devem ser feitas preenchendo formulário on-line.
O encontro no dia 9 terá as palestras “How an Essay Transformed a Disease in 1817” e “A.J. Cronin’s The Citadel: The 1937 Novel That Helped To Create the UK’s National Health Service”. Os interessados também devem se inscrever por formulário on-line.
As atividades serão conduzidas em inglês, sem tradução, na Sala Alfredo Bosi do IEA-USP, localizado na rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Os eventos são gratuitos e contarão com transmissão ao vivo pelo site do IEA.
Mais informações: bit.ly/2HRTQ2u.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.