Na sede do Instituto de Estudos Avançados da USP, a geógrafa Berta Becker será a protagonista da conferência do mês. O evento ocorre às 10h do dia 27 de abril
Na sede do Instituto de Estudos Avançados da USP, a geógrafa Berta Becker será a protagonista da conferência do mês. O evento ocorre às 10h do dia 27 de abril
O evento, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), tem como objetivo discutir assuntos referentes à elaboração de políticas públicas adequadas para o desenvolvimento da geopolítica na Amazônia.
Becker pretende discutir algumas hipóteses, a partir de diferentes níveis geográficos. No âmbito global, a preocupação de pesquisadora é posicionar a Amazônia como fronteira do capital natural e como uma região transnacional. No contexto brasileiro, ela acredita que a região amazônica se aproxima do esgotamento em termos de expansão econômica e demográfica. Serão feitas ainda, durante a conferência do mês do IEA, reflexões sobre as dinâmicas próprias existentes na Amazônia de hoje e ainda reflexões sobre a necessidade de se substituir as políticas de ocupação regional atual.
Coordenadora do Laboratório de Gestão de Território (Laget) da UFRJ, Berta foi pesquisadora visitante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, na França. Foi ainda professora visitante na Universidade Nacional Autônoma do México e nas Universidades de Nanterre e de Paris 4, na França.
Mais informações: clauregi@usp.br ou pelos telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.