Por meio de modelos computacionais, pesquisadores ligados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar identificaram o eletreto Li5C, que integra uma classe de compostos com diversas aplicações tecnológicas (imagem: The Journal of Physical Chemistry C)

Físicos predizem a existência de novo material supercondutor
08 de junho de 2021

Físicos predizem a existência de novo material supercondutor

08 de junho de 2021

Agência FAPESP* – A existência de um novo material supercondutor, o eletreto Li5C, foi prevista em simulações computacionais realizadas por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Os resultados da pesquisa foram divulgados no periódicoThe Journal of Physical Chemistry C.

Como explicam os autores, os eletretos são uma classe de materiais em que os elétrons se comportam como ânions. Apresentam propriedades físicas que podem ter várias aplicações tecnológicas, como terminais de baterias, emissores de elétrons e supercondutores, entre outras.

Para alcançar os resultados descritos no artigo, os cientistas empregaram um método conhecido como Crystal Structure AnaLysis by Particle Swarm Optimization, que implementa um algoritmo de otimização de “enxame de partículas”. Com a utilização conjunta de outras técnicas, foi possível buscar por materiais estáveis ou metaestáveis e identificar o Li5C. O trabalho foi coordenado pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Edison Zacarias da Silva, que coordena um Projeto Temático financiado pela FAPESP. O primeiro autor Zenner Pereira, docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), de Mossoró (RN), e integrante do CDMF – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Em entrevista à Assessoria de Comunicação do CDMF, Pereira contou que o material demonstrou nas simulações a mais alta temperatura crítica de supercondução já prevista. Segundo ele, a descoberta eleva o sarrafo na busca por supercondutividade nesses eletretos.

“O próximo passo é continuar na busca e predição por novos materiais supercondutores. O que sabemos é que o nosso trabalho pode guiar pesquisadores experimentais na síntese deste eletreto e há evidências da existência de muitos eletretos supercondutores ainda não sintetizados”, afirmou.

O artigo Predicted Superconductivity in the Electride Li5C pode ser lido em https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jpcc.1c02329.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CDMF.