Física nas férias na Unicamp
16 de julho de 2004

Instituto de Física realiza segunda edição do projeto para apresentar aos alunos do ensino médio de Campinas e região o conceito do método científico e a física além das salas de aula. De 19 a 30 de julho

Física nas férias na Unicamp

16 de julho de 2004

Agência FAPESP - A segunda edição do projeto Física nas Férias ocorre no período de 19 a 30 de julho, no Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Universidade Estadual de Campinas, reunindo alunos do ensino médio de escolas públicas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O projeto tem como objetivo a desmistificação da física, desafiando e incentivando alunos que têm interesse no assunto e procurando mostrar a disciplina além de um conjunto de fórmulas. Foram selecionados 80 alunos.

Estão programadas atividades como palestras e visitas aos laboratórios de holografia, criogenia e de luz síncrotron, além de experimentos como medir a velocidade da luz, o caráter corpuscular da luz e a existência do éter.

No laboratório de hidrogênio, por exemplo, os alunos poderão conhecer um protótipo do Vega, carro movido a hidrogênio desenvolvido no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe).

Mais informações no site www.ifi.unicamp.br/osa/fisicanasferias.