No Brasil, Rien van Genuchten colabora com pesquisadores da Unesp e da UFRJ (foto: US Salinity Laboratory em Riverside, Califórnia)
Convidado será o neerlandês Rien van Genuchten, que falará sobre o mundo dos meios porosos da agricultura e do meio ambiente
Convidado será o neerlandês Rien van Genuchten, que falará sobre o mundo dos meios porosos da agricultura e do meio ambiente
No Brasil, Rien van Genuchten colabora com pesquisadores da Unesp e da UFRJ (foto: US Salinity Laboratory em Riverside, Califórnia)
Agência FAPESP – O especialista em física dos solos Martinus Theodorus (Rien) van Genuchten é o convidado da quinta Conferência FAPESP de 2023, que será realizada nesta sexta-feira (29/09), das 10h às 11h30, no Auditório da Fundação, em São Paulo. O pesquisador falará sobre o tema “O mundo dos meios porosos da agricultura e do meio ambiente”.
Rien van Genuchten cursou o bacharelado e o mestrado em irrigação e drenagem na Universidade de Wageningen (Países Baixos). Na sequência, fez doutorado em física de solos na New Mexico State University (Estados Unidos). Já atuou como pesquisador na Universidade Princeton e no US Salinity Laboratory em Riverside, Califórnia – ambos nos Estados Unidos.
Ao longo da carreira, tem desenvolvido pesquisas sobre o transporte de água e solutos em meios variavelmente saturados e sistemas de águas subterrâneas. Também tem trabalhado com métodos numéricos e analíticos para simulação do movimento de água e solutos na subsuperfície; caracterização de propriedades hidráulicas em meios porosos; uso de métodos inversos para estimativa de parâmetros de transporte e fluxo na zona não saturada; tolerância das plantas à água e salinidade; fluxo preferencial em meios estruturados; e desenvolvimento de códigos computacionais (STANMOD, HYDRUS).
Desde 2008, desenvolve trabalhos conjuntos e atividades acadêmicas com os Departamentos de Engenharia Mecânica, Civil e Nuclear e o Centro de Estudos Ambientais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro. Em 2010, tornou-se também professor visitante no Departamento de Ciências da Terra da Universidade Utrecht (Países Baixos). Nos últimos anos, tem atuado em pesquisas e projetos no Programa de Engenharia Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, atualmente, é professor colaborador do Departamento de Engenharia Nuclear da UFRJ.
Durante a conferência, o cientista oferecerá uma visão do estudo e da modelagem do fluxo de água subsuperficial e dos processos de transporte de contaminantes em várias escalas espaciais e temporais. Também mostrará como a pesquisa agrícola e seus produtos beneficiaram outras disciplinas, como hidrogeologia, engenharia de petróleo, pesquisa de meios porosos industriais e ciências médicas, entre outras. Genuchten ainda apresentará exemplos de problemas de meios porosos, envolvendo contaminantes agrícolas e industriais, e tratará da necessidade de interações interdisciplinares.
A moderação será feita por Ciro Antonio Rosolem, professor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp.
Interessados podem se inscrever pelo site da FAPESP. O evento será na rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo. No local haverá tradução simultânea do inglês para o português.
Mais informações em: https://fapesp.br/16216/5a-conferencia-fapesp-2023-o-mundo-dos-meios-porosos-da-agricultura-e-do-meio-ambiente.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.