Todos os cinco estudantes brasileiros que participaram da 40ª Olimpíada Internacional de Física, no México, são premiados (foto: divulgação)
Todos os cinco estudantes brasileiros que participaram da 40ª Olimpíada Internacional de Física, no México, são premiados
Todos os cinco estudantes brasileiros que participaram da 40ª Olimpíada Internacional de Física, no México, são premiados
Todos os cinco estudantes brasileiros que participaram da 40ª Olimpíada Internacional de Física, no México, são premiados (foto: divulgação)
Agência FAPESP – Os cinco estudantes que representaram o Brasil na 40ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês), realizada de 11 a 19 de julho, em Mérida, no México, foram premiados na competição.
O Brasil participa da IPhO desde 2000 por iniciativa da Sociedade Brasileira de Física. Os participantes são selecionados por meio da Olimpíada Brasileira de Física (OBF).
Os premiados deste ano foram André Luis Farias, de Pernambuco, e Ivan Mitoso Rocha, do Ceará, que ganharam medalhas de prata, os paulistas Illan Halpern e Leonardo Stédile, ambos com medalhas de bronze, e Márcio de Paiva Filho, do Rio Grande do Norte, que ganhou menção honrosa.
Participaram da IPhO cerca de 400 estudantes de 90 países. Os estudantes brasileiros iniciaram sua maratona de estudos para a competição em 2007, quando cursavam a 1ª série do ensino médio e fizeram parte dos 48 alunos mais bem classificados entre 165 mil estudantes do país inscritos na OBF.
No total, foram inscritos 520 mil estudantes do ensino médio e último ano do ensino fundamental na OBF 2007, provenientes de escolas públicas e privadas de todo o país.
Também participaram da seleção para a equipe que concorreu em 2009 os dez alunos da 2ª série do ensino médio mais bem classificados entre 200 mil alunos, num total de 770 mil inscritos na OBF 2008.
Durante 2008 e o primeiro semestre de 2009, os selecionados foram orientados por professores nas coordenações estaduais da OBF, realizaram provas seletivas e, durante um curso intensivo de oito dias, em maio de 2009, fizeram provas teóricas e experimentais para a formação da equipe.
A Olimpíada Brasileira de Física é um programa da Sociedade Brasileira de Física destinado a estudantes do ensino médio e último ano do ensino fundamental.
Mais informações sobre a OBF: www.sbfisica.org.br/olimpiadas
Mais informações sobre a IPhO: www.jyu.fi/kastdk/olympiads
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.