Palestra será apresentada por Maurício de Carvalho Ramos, professor de Filosofia da USP, na Estação Ciência, em São Paulo
Palestra será apresentada por Maurício de Carvalho Ramos, professor de Filosofia da USP, na Estação Ciência, em São Paulo
Agência FAPESP – A teoria clássica sobre origem dos organismos é o tema central da palestra “Finalismo e geração orgânica na época das luzes: as ideias de Maupertuis”, que será apresentada no dia 14 de novembro, em São Paulo, pelo professor Maurício de Carvalho Ramos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
O biólogo discutirá a noção de sistema de geração dos organismos examinando os principais conceitos envolvidos nas teorias de Pierre-Louis Moreau de Maupertuis (1698-1759) sobre a origem dos primeiros organismos e a produção de novas espécies.
O evento integra a programação do ciclo gratuito “Neurociências, Arte e Filosofia” da Estação Ciência da USP. Ramos é biólogo e mestre em zoologia pela USP, onde também é doutor e pós-doutor em filosofia da ciência. Atualmente é professor de filosofia na mesma universidade, desenvolvendo pesquisa em duas áreas principais: “geração orgânica e transformação das espécies no século 18” e “valores, ética e atividade científica”.
Mais informações: www.eciencia.usp.br/blog
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.