Palestra do físico Silvio Chibeni aborda contribuições de Einstein à física quântica. Diretor teatral Sérgio de Carvalho discute o tema “O tempo e o teatro”. Evento ocorrerá no dia 8 de novembro, em São Paulo
Palestra do físico Silvio Chibeni aborda contribuições de Einstein à física quântica. Diretor teatral Sérgio de Carvalho discute o tema “O tempo e o teatro”. Evento ocorrerá no dia 8 de novembro, em São Paulo
Agência FAPESP – "As contribuições e críticas de Einstein à física quântica" será o tema discutido por Silvio Chibeni, físico e professor de filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no próximo sábado (8/11), às 15 horas, na série de palestras e debates complementares à exposição Einstein.
Em seguida, o diretor teatral e professor da Universidade de São Paulo (USP) Sérgio de Carvalho apresentará a palestra "O tempo no teatro".
No domingo (9/11), a partir das 11 horas, Alfredo Tomalsquim, fisico e diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) do Rio de Janeiro, apresenta a palestra ‘Um cientista nos trópicos: a viagem de Einstein à América do Sul".
O ciclo de palestras é organizado pela revista Pesquisa FAPESP e pelo Instituto Sangari. A exposição estará aberta para visitação até o dia 14 de dezembro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Nos sábados, as mesas-redondas exploram o tema O tempo em dois tempos. Nelas, um físico e um pesquisador das ciências humanas falam e conversam sobre a noção do tempo e do espaço em suas respectivas especialidades.
Nas manhãs de domingo, na série Muito além da relatividade, físicos e escritores especializados em física do Brasil e do exterior abordarão aspectos pouco conhecidos da vida, do contexto histórico e da obra de Einstein. A entrada para as atividades da programação cultural, que ocorrem no auditório do pavilhão da exposição, é gratuita.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.