Evento celebrará as contribuições das pessoas negras na construção do conhecimento e as realizações da intelectual Conceição Evaristo na Cátedra do IEA-USP
Evento celebrará as contribuições das pessoas negras na construção do conhecimento e as realizações da intelectual Conceição Evaristo na Cátedra do IEA-USP
Agência FAPESP – A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) está organizando o Festival Kwanzaa-Escrevivência entre quarta (13) e sexta-feira (15/12), em São Paulo.
O evento celebrará as contribuições das pessoas negras na construção do conhecimento e as realizações da intelectual Conceição Evaristo durante o período que esteve na Cátedra do IEA-USP (2022-2023). A programação contará com rodas de conversa e apresentações artístico-culturais.
O objetivo do festival são as partilhas acadêmicas, em que o conceito escrevivência será apresentado por pesquisadores, com espaço para expressões musicais, cênicas, plásticas, literárias, artísticas em geral, possibilitando a reflexão e o repensar de forma coletiva, as noções de união, autodeterminação, trabalho coletivo e responsabilidade, economia criativa, propósito, criatividade e fé, princípios de Kwanzaa (natal africano), a fim de recriar formas de vida e resistência plurais.
O Festival Kwanzaa-Escrevivência ocorrerá em diferentes espaços da cidade de São Paulo: sede do Itaú Cultural, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP. Haverá também atividades transmitidas on-line pelo IEA.
As vagas são limitadas. É necessário efetuar inscrição prévia em cada atividade ao longo dos três dias, por formulários on-line disponíveis no site do IEA. O evento é gratuito e aberto ao público, com tradução em libras.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/festival-kwanzaa.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.