Férias de 2026 na Casa de Dona Yayá
16 de janeiro de 2026

Programação de janeiro inclui o Domingo na Yayá com opções de atividades de cultura e extensão gratuitas e abertas ao público em geral

Férias de 2026 na Casa de Dona Yayá

Programação de janeiro inclui o Domingo na Yayá com opções de atividades de cultura e extensão gratuitas e abertas ao público em geral

16 de janeiro de 2026

 

Agência FAPESP – O Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (USP), mais conhecido como Casa de Dona Yayá, está com uma série de atividades previstas durante o mês de janeiro, em São Paulo.

A programação inclui o Domingo na Yayá com opções de atividades de cultura e extensão gratuitas e abertas ao público em geral.

Em comemoração ao aniversário de São Paulo, no domingo (18/01), às 10 horas, será realizado o itinerário urbano “Os Bexigas: um bairro multiétnico”, que levará os participantes para uma caminhada na região, mostrando a construção história do bairro, terminando na Igreja Nossa Senhora da Achiropita, na rua Treze de Maio, com inscrições pela página no Instagram do centro.

Na próxima quarta-feira (21/01), às 18 horas, serão realizados os lançamentos do livro Uma casa no Bixiga: Yayá e os significados do patrimônio cultural (CPC-USP, 2025), organizado por Flávia Brito do Nascimento, Simone Scifoni e Joana Mello de Carvalho e Silva. A obra traz reflexões e os desafios colocados pela definição de sua ocupação pela universidade, bem como seu restauro e preservação.

No mesmo dia também será lançado o e-book Contos da Cela Três: memórias de uma presa política na ditadura (coedição Ema/Timo, 2024), de Maria Amélia Teles (Amelinha), com ilustrações de Marta Baião, tratando do autoritarismo à relação entre crianças e pais aprisionados, da impotência diante dos algozes a preconceitos que continuam a assombrar o horizonte.

No próximo domingo (25/01), das 11 às 12 horas, haverá uma visita mediada à Casa de Dona Yayá, com a educadora Carmen Ruiz. A entrada é franca.

Para finalizar a programação de férias, será inaugurada em 28 de janeiro, às 18 horas, a exposição “Imagens em patrimônio: Bixiga”, com mostra dos trabalhos vencedores do concurso “Imagens em Patrimônio” sobre as múltiplas histórias, lugares e memórias do Bixiga, realizado em 2025, e sobre a história do movimento Mobiliza Saracura/Vai-Vai pelo reconhecimento do patrimônio negro do bairro.

Todas as atividades são gratuitas. O endereço da Casa de Dona Yayá é rua Maj. Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: https://tinyurl.com/uybtpsdj.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.