Unicamp realizará, em São Paulo, segunda edição do evento itinerante internacional lançado em 2010, na Espanha
Unicamp realizará, em São Paulo, segunda edição do evento itinerante internacional lançado em 2010, na Espanha
Agência FAPESP – O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará, nos dias 23 a 25 de outubro, em São Paulo, a Feira Ibero-americana de Ciência, Tecnologia e Inovação – Empírika 2012.
Um evento itinerante internacional, realizado a cada dois anos, a feira de ciências foi lançada em 2010, na Espanha, como parte das comemorações dos 800 anos da Universidade de Salamanca, com a qual a FAPESP possui um acordo de cooperação científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Brasil e do país ibérico.
O objetivo do evento é se tornar um fórum bienal para o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre ciência, tecnologia e inovação entre os países que compõem a Ibero-América.
Idealizada e criada pelo Centro de Estudos da Ciência, Cultura Científica e Inovação (Fundação 3CIN) da Espanha, a primeira edição da feira contou com a participação de 32 instituições científicas provenientes de seis países da Ibero-América, e com a visita de mais de 33 mil pessoas, além das mais de 52 mil visitas em seu site durante os dez dias de realização do evento.
Depois do Brasil, que sediará a primeira edição do evento fora de seu país de origem, a feira deverá ser realizada no México.
A edição brasileira do evento será realizada conjuntamente com a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e contará com um espaço expositivo onde serão apresentadas ações e iniciativas de instituições científicas, tecnológicas e culturais, além de um espaço virtual, a Pólis Empírika, que permitirá a participação a distância em diversas atividades de caráter científico e educativo.
A Empírika 2012 contará ainda com atividades de cunho acadêmico, como seminários e palestras, bem como oficinas voltadas para diferentes tipos de público.
Mais informações: www.empirika.org/pt
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.