A modalidade tem como objetivo promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior (foto: USP Imagens)
Será apoiada a mobilidade de pesquisadores com auxílios FAPESP para colaborações com parceiros em instituições no exterior
Será apoiada a mobilidade de pesquisadores com auxílios FAPESP para colaborações com parceiros em instituições no exterior
A modalidade tem como objetivo promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior (foto: USP Imagens)
Agência FAPESP – A FAPESP lançou, no final de dezembro, a terceira chamada de propostas da modalidade SPRINT – São Paulo Researchers in International Collaboration de 2024.
A modalidade tem como objetivo promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior para avançarem qualitativamente em projetos de pesquisa em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos de pesquisa conjuntos de médio e longo prazo.
A chamada está aberta a propostas em parceria:
• com pesquisadores parceiros de qualquer instituição de pesquisa estrangeira que comprovem o financiamento das missões por parte de sua própria universidade ou de agência de fomento pela qual tenham projeto contemplado.
• com pesquisadores de instituições de pesquisa interessadas que tenham definido condições para recebimento de propostas em colaboração e financiamento das suas equipes em missões científicas nas instituições de pesquisa no Estado de São Paulo.
Os pesquisadores parceiros estrangeiros devem observar as instruções adicionais de sua própria instituição quanto à submissão de proposta e ao esclarecimento de dúvidas.
Caso a proposta submetida à FAPESP tenha mérito, somente poderá ser aprovada se os pesquisadores parceiros apresentarem evidência de que também obtiveram aprovação do adequado financiamento para a sua parte das despesas de colaboração.
Podem submeter propostas pesquisadores responsáveis por Auxílios à Pesquisa FAPESP vigentes nas modalidades: Regular (exceto projetos de mobilidade), Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Projeto Inicial (PI), Projeto Geração, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs), Programa Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Pesquisadores principais de Projetos Temáticos, CEPIDs, CPEs, CPAs e PITEs vigentes também são elegíveis para a submissão de propostas.
O financiamento máximo de contrapartida da FAPESP será equivalente a até US$ 10 mil por ano, para projetos de até no máximo dois anos de duração.
Os recursos deverão ser utilizados em atividades como intercâmbio de pesquisadores, visitas para planejamento de pesquisa, participação em workshops internacionais e atividades iniciais de coleta de dados.
O envio de projetos à FAPESP deverá ser feito exclusivamente por meio do SAGe. A data-limite para submissão de propostas é 24 de fevereiro de 2025.
A chamada de propostas está publicada em: fapesp.br/sprint/chamada32024.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.