Programação envolve uma série de eventos periódicos on-line divididos em cinco módulos e tem como público-alvo bolsistas de pós-doutorado (foto: Mohamed Hassan/Pixabay)
Programação envolve uma série de eventos periódicos on-line divididos em cinco módulos e tem como público-alvo bolsistas de pós-doutorado
Programação envolve uma série de eventos periódicos on-line divididos em cinco módulos e tem como público-alvo bolsistas de pós-doutorado
Programação envolve uma série de eventos periódicos on-line divididos em cinco módulos e tem como público-alvo bolsistas de pós-doutorado (foto: Mohamed Hassan/Pixabay)
Agência FAPESP – A FAPESP lança nesta quinta-feira (23/09), às 10 horas, a Iniciativa de Mentoria para Consolidação da Carreira em Pesquisa, uma série de eventos periódicos on-line organizada com o objetivo de consolidar a carreira de pesquisadores na academia, na indústria e no governo.
“A FAPESP entende que a solidez de nosso sistema de CT&I depende não apenas do aprofundamento da expertise no fazer da ciência, mas em todas as esferas que se associam a essa atividade”, afirma o diretor científico da Fundação, Luiz Eugênio Mello.
Integram a programação diversas atividades on-line (mentoriapd.fapesp.br), incluindo vídeos, que complementam a formação científica dos bolsistas e estão organizadas em cinco módulos: A FAPESP e o sistema de pesquisa do Estado de São Paulo (módulo 1); Consolidação da carreira científica (módulo 2); Treinamento em ética e integridade da pesquisa (módulo 3); Treinamento como assessor ad hoc em fomentos à pesquisa científica e tecnológica (módulo 4); e Tópicos específicos para subsidiar as atividades relacionadas à carreira de pesquisadores nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (módulo 5).
O módulo 1 situa a FAPESP no sistema de pesquisa do Estado de São Paulo; o módulo 2 trata da carreira do pesquisador, gestão de dados, coautoria em publicações, criação e organização de núcleos de pesquisa, produção de artigos científicos, preparação do orçamento da pesquisa, entre outros temas; e, o módulo 3, aborda temas como ética, integridade e boas práticas em pesquisa. O módulo 4 se refere ao processo de avaliação de propostas submetidas à FAPESP, critérios de revisão, confidencialidade e conflitos de interesse, com o objetivo de preparar assessores ad hoc da Fundação. E, o módulo 5, reunirá referências e indicações relacionadas às possibilidades de carreira nas diversas áreas do conhecimento.
O evento de lançamento será aberto pelo diretor científico da FAPESP e os objetivos da iniciativa serão apresentados por Catarina Segreti Porto, membro da assessoria da Diretoria Científica.
Os módulos serão apresentados por Roberto Marcondes Cesar Junior, coordenador do Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs); Anamaria Aranha Camargo, da Coordenação Adjunta - Ciências da Vida; Marie Anne Van Sluys, da Coordenação Adjunta - Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa; Martha Teresa da Silva Arretche, da Coordenação Adjunta - Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura, Economia e Administração; Luiz Henrique Lopes dos Santos, da Coordenação Adjunta - Divulgação Científica - Ética e integridade da pesquisa; e Fábio Kon, da Coordenação Adjunta - Ciências Exatas e Engenharia.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.