FAPESP lança edição 2022 de chamada com a Agence Nationale de la Recherche | AGÊNCIA FAPESP

FAPESP lança edição 2022 de chamada com a Agence Nationale de la Recherche Edital visa fomentar parcerias entre pesquisadores da França e de São Paulo em cinco eixos temáticos. Consulta de elegibilidade vai até 2 de novembro (foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)

FAPESP lança edição 2022 de chamada com a Agence Nationale de la Recherche

25 de outubro de 2021

Agência FAPESP* – A FAPESP e a Agence Nationale de la Recherche (ANR) anunciam uma nova chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

A chamada segue os termos do acordo de cooperação mantido entre a FAPESP e a ANR. Trata-se do 18º lançamento de chamada internacional envolvendo a participação das instituições desde a primeira chamada conjunta.

A edição de 2022 propõe cinco blocos temáticos para a elaboração de projetos de pesquisa: Engenharia, Química e Física; Ciências da Computação e Matemática; Ciência dos Materiais; Ciências Sociais e Humanidades; e Meio Ambiente, Ecossistemas e Recursos Biológicos.

Um pré-cadastro dos interessados deve ser feito pelo pesquisador parceiro francês até o dia 2 de novembro, por meio de procedimento determinado pela ANR. Nessa mesma data, termina o prazo para solicitação de análise de elegibilidade do pesquisador de São Paulo à FAPESP.

Os cientistas considerados elegíveis e que tenham pré-cadastros aprovados serão convidados, em fevereiro de 2022, a submeterem propostas completas. Na FAPESP, as propostas tramitarão nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular (com duração máxima de 48 meses, excepcionalmente) e Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (com duração de 48 e 60 meses). Para Auxílios Regulares, a chamada prevê o financiamento de até R$ 150 mil por ano.

O edital está disponível em: www.fapesp.br/15117

* Última atualização em 27/10/2021

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados