Lista será encaminhada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (foto: da esq. para a dir: Aldemir Loris, auditor da eleição, Goldemberg, Martins e Krieger / Felipe Maeda)

FAPESP anuncia lista tríplice para Conselho Superior
18 de dezembro de 2017

Lista será encaminhada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin

FAPESP anuncia lista tríplice para Conselho Superior

Lista será encaminhada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin

18 de dezembro de 2017

Agência FAPESP – Vanderlan Bolzani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Helena Bonciani Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Ronaldo Aloise Pilli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), compõem a lista tríplice para a escolha do novo membro do Conselho Superior da FAPESP. Os três foram indicados em eleição pelas instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, para complementação do mandato do Conselheiro Julio Cezar Durigan (até 17/08/2022), vago em razão de seu falecimento.

Vanderlan Bolzani teve 507 votos; Helena Nader, 478 votos; e Ronaldo Pilli, 216 votos. Foram recebidos 989 votos válidos, 1 em branco e 2 nulos, com participação de 92,2% do colégio eleitoral.

As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo inscreveram 14 candidatos.

A eleição foi realizada no período de 11 a 15 de dezembro de 2017, pela internet, encerrando-se às 17 horas do último dia. Encerrada a votação, imediatamente foi feita a apuração do seu resultado pela Comissão Eleitoral, na sede da FAPESP.

Integraram a comissão os conselheiros Eduardo Moacyr Krieger (presidente), José de Souza Martins e Marilza Vieira Cunha Rudge. O presidente da FAPESP, José Goldemberg, também participou do encerramento da eleição.

A lista será encaminhada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, para a escolha do novo conselheiro, nos termos do art. 7º, § 3º, da Lei Estadual nº 5.918, de 18/10/1960, combinado com o art. 9º, alínea “c”, dos Estatutos da FAPESP, aprovados pelo Decreto nº 40.132, de 23/05/1962.

Professora titular do Instituto de Química da Unesp e membro da Academia Paulista de Ciência e da Academia Brasileira de Ciências, Vanderlan Bolzani é farmacêutica graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba, mestre em química orgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) e doutora em ciências, também pelo IQ-USP, em 1982.

Chefiou o Departamento de Química da Unesp por dois mandatos consecutivos. Foi membro do Conselho Universitário e do Conselho de Pós-Graduação da Unesp e foi assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade. Ocupou os cargos de vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).  Em 2009 foi eleita Fellow da Royal Society of Chemistry (UK).

É membro da coordenação do programa BIOTA-FAPESP/BIOprospecTA.

Helena Nader é professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É membro titular da Academia de Ciências de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, fellow da World Academy of Science (TWAS), classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e professora honoris causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre outros.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), possui título de bacharel em Ciências Biológicas, modalidade médica, pela Unifesp, licenciatura em Biologia pela USP, doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp e pós-doutorado na University of´Southern California.

Ronaldo Pilli é professor titular do Instituto de Química da Unicamp. Ocupou o cargo de secretário da divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química. Foi chefe do Departamento de Química Orgânica, diretor do Instituto de Química e Pró-reitor de Pesquisa da Unicamp.

Foi coordenador da implantação do programa Química em Ação da Unicamp, Ciência&Arte nas Férias e Olimpíada Brasileira de Química. Atualmente é coordenador das atividades de difusão científica do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.