Fórum na Unicamp debaterá a cafeicultura familiar e o grau de adesão dos cafeicultores à certificação Fair Trade no Brasil
Fórum na Unicamp debaterá a cafeicultura familiar e o grau de adesão dos cafeicultores à certificação Fair Trade no Brasil
Agência FAPESP – A próxima edição do Fórum Permanente de Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual de Campinas, com o tema “Fair Trade na cafeicultura”, será realizada no dia 27 de abril, a partir das 8h30, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp.
Segundo os organizadores do encontro, “as unidades de produção de café são no Brasil, bem como em outros países, predominantemente familiares. Com a desregulamentação do setor dos anos 1990, diversos produtores familiares tiveram sua forma de reprodução social ameaçada. Uma das formas de responder a este novo contexto foi a criação de mecanismos em que consumidores apoiam financeiramente este perfil de produtores, pagando um preço diferenciado, o qual, em parte, alcança os produtores e suas associações: o sistema Fair Trade”.
Os objetivos principais do encontro são caracterizar a cafeicultura familiar e o grau de adesão dos cafeicultores à certificação Fair Trade no Brasil, identificar demandas de avaliação de impacto deste sistema e discutir formas de avaliá-la.
Entre os palestrantes confirmados do fórum estão Paulo Henrique Leme (Universidade Federal de Lavras), Celso Luis Rodrigues Vegro (Instituto de Economia Agrícola), Reinaldo Rodrigues (Faitrade Brasil), Marco Tulio Ospina Patino (Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp) e Ruerd Ruben (Universidade de Wageningen, Holanda).
O fórum será transmitido pela TV Unicamp.
Mais informações: http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2015/04/01/fair-trade-na-cafeicultura e (19) 3521-4759.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.