Exposição e Catálogo Virtuais: Machado de Assis
24 de agosto de 2022

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin apresenta livro que reúne as primeiras edições de 25 obras publicadas pelo autor entre 1861 e 1908

Exposição e Catálogo Virtuais: Machado de Assis

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin apresenta livro que reúne as primeiras edições de 25 obras publicadas pelo autor entre 1861 e 1908

24 de agosto de 2022

 

Agência FAPESP – A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo (BBM-USP) lança amanhã (25/08) a exposição “Machado de Assis: primeiras edições e raridades”. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer o livro Machado de Assis: primeiras edições, uma espécie de catálogo que reúne as primeiras edições de 25 obras publicadas pelo autor entre 1861 e 1908.

Esses livros contêm algumas das personagens e dos enredos mais marcantes da literatura brasileira, que há mais de um século encantam e desafiam leitores e críticos do mundo todo. Os exemplares que compõem a Machadiana da BBM são também testemunho de várias histórias: da literatura, da imprensa, da edição de livros, dos recursos gráficos, da sociabilidade literária e do colecionismo. A exposição virtual mostra como os livros permitem conhecer melhor cada um desses aspectos da cultura letrada no Brasil.

O objetivo do evento é mostrar aos visitantes o que faz a coleção tão especial, que tipo de informação se pode depreender desses livros e que tipo de pesquisa pode ser feita a partir de um conjunto de obras raras. Além disso, também será apresentado um site com um catálogo virtual, em que se podem consultar informações e visualizar exemplares de todas as primeiras edições de Machado de Assis pertencentes ao acervo da BBM.

O lançamento é gratuito e acontecerá às 18 horas, na Sala Villa-Lobos da BBM, cujo endereço é rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Mais informações: https://bit.ly/3pEqAkI.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.