Seminário on-line promovido pela FAPESP abordará a intensificação dos eventos climáticos extremos e os impactos para o Brasil
Seminário on-line promovido pela FAPESP abordará a intensificação dos eventos climáticos extremos e os impactos para o Brasil
Agência FAPESP – A FAPESP promove na próxima terça-feira (17/10) o seminário on-line “Eventos Climáticos Extremos em Ano de El Niño”, que abordará a intensificação dos eventos climáticos extremos, suas relações com outros fenômenos meteorológicos, como o El Niño, e os impactos para o Brasil.
Cientistas, especialistas em meteorologia e autoridades governamentais discutirão as bases físicas das mudanças climáticas em um ano de El Niño, secas, enchentes, queimadas, aumento da temperatura e suas consequências para a agricultura, recursos hídricos e ecossistemas.
Também estarão em pauta os riscos dos eventos climáticos para o Brasil, as medidas de mitigação/adaptação e as alternativas das comunidades para responder a esses eventos.
A abertura do webinário será feita por Maria de Fátima Andrade, da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG). Os palestrantes serão Regina Rodrigues, do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Regina Alvalá, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e Marcelo Romero, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).
O seminário será transmitido das 14h às 16h, pelo canal da Agência FAPESP no YouTube.
As inscrições podem ser feitas pelo site da FAPESP.
Os interessados podem enviar dúvidas para o e-mail mcg-webinario@fapesp.br. As perguntas serão respondidas durante o evento.
Mais informações: https://fapesp.br/16362/eventos-climaticos-extremos-em-ano-de-el-nino.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.