Etnografias Urbanas: epistemologia, experiência, exercício
13 de outubro de 2016

Curso gratuito do CEM está voltado a apresentar e exercitar fundamentos da etnografia urbana

Etnografias Urbanas: epistemologia, experiência, exercício

Curso gratuito do CEM está voltado a apresentar e exercitar fundamentos da etnografia urbana

13 de outubro de 2016

 

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEPID) realizará o curso “Etnografias Urbanas: epistemologia, experiência, exercício” de 17 a 19 de outubro de 2016, em São Paulo.

O curso integra a série Metodológicas CEM e será ministrado pelos professores Gabriel Feltran, professor do Departamento de Sociologia da UFSCar e coordenador científico do CEM, e André de Pieri e Deborah Fromm, do grupo de Pesquisas Urbanas NaMargem, do CEM.

Segundo os organizadores, o curso terá três dias de trabalho, sendo 4 horas/dia de aulas teóricas e práticas e 4 horas/dia de estudos e redação de notas de campo. Na primeira aula serão apresentadas a história da etnografia urbana, suas principais vertentes e escolas, bem como preparada e realizada uma observação de campo inicial.

Na segunda aula, os diários de campo do dia anterior serão analisados minuciosamente e deles extraídas categorias de análise, a serem retrabalhadas em nova observação de contexto urbano eleito pelos estudantes.

Na terceira aula, os textos preliminares dos estudantes serão comentados, para finalização no dia seguinte. A construção etnográfica das categorias de análise e de texto interpretativo, a partir de observação participante sistemática, será ensaiada e discutida coletivamente.

O objetivo do curso é apresentar e exercitar fundamentos da etnografia urbana – de sua tradição aos seus procedimentos básicos, debatendo sua atualidade e relevância para a pesquisa e intervenção social. O público-alvo é formado por estudantes, pesquisadores e profissionais da área social.

Local: Auditório do Cebrap, rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana.

Mais informações: www.centrodametropole.org.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.