Colóquio na Unicamp reúne pesquisadores das áreas de saúde, educação, filosofia, psicanálise e artes; submissão de resumos termina em 15 de março
Colóquio na Unicamp reúne pesquisadores das áreas de saúde, educação, filosofia, psicanálise e artes; submissão de resumos termina em 15 de março
Agência FAPESP – A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp) sediará o colóquio “Estilos do Autismo: Perspectivas, Nuances e Desafios”, nos dias 27 e 28 de abril de 2020, em Campinas (SP).
O evento debaterá controvérsias relacionadas ao tema, entre elas a classificação de autismo como deficiência, transtorno ou estrutura psíquica. Outro exemplo está relacionado ao aumento de casos, considerado por alguns como sinal de epidemia e, por outros, como efeito de uma nova classificação diagnóstica ou indicativo de patologização da infância.
Serão quatro mesas de debate, com palestrantes das áreas da saúde, da educação, da filosofia, da psicanálise e das artes. Os temas serão: “Origens da subjetividade e seus impasses: contribuições da fenomenologia e da psicanálise”, “Nada sobre nós sem nós: identidade e neurodiversidade”, “Detecção precoce ou a tempo? Entre o cuidado e a patologização” e “Educação inclusiva: impasses e possibilidades”.
Além da participação como ouvinte, existe a possibilidade de apresentação de comunicação oral, em mesas simultâneas, sobre as seguintes temáticas: pesquisas e experiências terapêuticas e educacionais; políticas públicas; direitos e narrativas de autistas e familiares.
A submissão de resumos expandidos vai até 15 de março. As inscrições como ouvinte serão encerradas em 26 de abril. O envio de resumos e as inscrições devem ser feitos pelo site do evento.
O endereço da FCM é rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária, Campinas, SP.
Mais informações: www.fcm.unicamp.br/eventos/evento/334.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.