Workshop na Esalq tem como objetivo reunir especialistas e potenciais usuários na aplicação da espectroscopia no infravermelho próximo
Workshop na Esalq tem como objetivo reunir especialistas e potenciais usuários na aplicação da espectroscopia no infravermelho próximo
Agência FAPESP – No dia 21 de novembro de 2017, será realizado o workshop Espectroscopia no NIR e Qualidade da Madeira e os Produtos Florestais no Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP), das 8h15 às 17 horas.
Os objetivos do workshop são reunir especialistas e potenciais usuários na aplicação da espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) na análise da madeira e de produtos florestais, compartilhar as experiências da aplicação da espectroscopia no NIR e discutir as perspectivas de colaboração e parceria entre laboratórios e de desenvolvimento de projetos de pesquisa.
“Desenvolvimento de modelos de espectroscopia no NIR para madeiras comerciais e outros usos na botânica aplicada”, “Aplicações da espectroscopia no NIR em produtos florestais”, “Potencial da espectroscopia no NIR para a avaliação do carvão vegetal” e “O uso potencial da espectroscopia no NIR e quimiometria no monitoramento do comércio ilegal de madeiras no Brasil” são temas de algumas palestras do evento, que incluirá mesa-redonda, curso on-line e visita a laboratório.
A inscrição é gratuita, com envio de e-mail para os organizadores, os professores Gilles Chaix (gilles.chaix@cirad.fr), do CIRAD Montpellier (França), e Mario Tomazello Filho (mtomazel@usp.br), da Esalq. O endereço do evento é av. Pádua Dias, 11, Agronomia, Piracicaba, SP.
Mais informações: https://goo.gl/7DvssY.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.