Escola sobre Aglomerados Multinêutrons em Núcleos e Estrelas
10 de março de 2025

ICTP-SAIFR e Instituto Mainz de Física Teórica, da Alemanha, recebem inscrições até este sábado

Escola sobre Aglomerados Multinêutrons em Núcleos e Estrelas

ICTP-SAIFR e Instituto Mainz de Física Teórica, da Alemanha, recebem inscrições até este sábado

10 de março de 2025

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e o Instituto Mainz de Física Teórica, da Alemanha, realizarão a Escola sobre Aglomerados Multinêutrons em Núcleos e Estrelas entre os dias 27 e 31 de maio, em São Paulo.

Gratuita e em inglês, a formação abordará tópicos como o surgimento de sistemas multinêutrons, a dinâmica de sistemas fracamente ligados, abordagens desde o início de poucos e muitos corpos e suas conexões com a equação de estado da matéria nuclear.

O evento terá palestras de Francesca Bonaiti, da Universidade Estadual de Michigan (Estados Unidos), Chen Ji, da Universidade Normal da China Central, Takashi Nakamura, do Instituto de Tecnologia de Tóquio (Japão), e Ingo Tews, do Laboratório Nacional de Los Alamos (Estados Unidos).

O público-alvo abrange estudantes de pós-graduação e pesquisadores.

Os interessados podem se inscrever por formulário on-line até sábado (15/03). Há uma verba limitada para despesas locais e de viagem dos participantes.

A escola acontecerá no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.

As aulas serão gravadas e disponibilizadas no canal do ICTP-SAIFR no YouTube.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/smcns2025/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.