Jovens pesquisadores e pós-graduandos de qualquer país têm até 31 de maio para se candidatar ao evento (Un.Tennessee)

Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Coloides está com inscrições abertas
12 de abril de 2018

Jovens pesquisadores e pós-graduandos de qualquer país têm até 31 de maio para se candidatar ao evento

Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Coloides está com inscrições abertas

Jovens pesquisadores e pós-graduandos de qualquer país têm até 31 de maio para se candidatar ao evento

12 de abril de 2018

Jovens pesquisadores e pós-graduandos de qualquer país têm até 31 de maio para se candidatar ao evento (Un.Tennessee)

 

Maria Fernanda Ziegler  |  Agência FAPESP – Estão abertas, até 31 de maio de 2018, as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Coloides. O evento será realizado de 28 de outubro a 7 de novembro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com atividades no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).

O evento, que tem apoio da FAPESP por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), oferece 100 vagas para alunos de pós-graduação e jovens pesquisadores, sendo 50 delas para brasileiros e 50 para estrangeiros.

Para manutenção dos estudantes selecionados que venham de outras cidades, estados e países, os benefícios oferecidos são passagens aéreas e diárias na cidade que sediará a escola.

“Coloide é a base da nanociência e da nanotecnologia. A escola tratará das diferentes técnicas para caracterizar e investigar esses sistemas que são muito usados na indústria cosmética, de formulações e de medicamentos, por exemplo”, disse Watson Loh, professor do Instituto de Química da Unicamp e coordenador da ESPCA sobre Coloides.

O programa da ESPCA sobre Coloides vai abordar aspectos fundamentais de sistemas coloidais, seguidos da apresentação e atividades práticas envolvendo as técnicas experimentais de dispersão (luz, raios X e nêutrons), microscopia (eletrônica, criogênica), fluorescência, caracterização de superfícies e simulação de dinâmica molecular.

“A programação ocorrerá nos três centros: Unicamp, CNPEM e USP. Os alunos aprenderão técnicas de microscopia crioeletrônica – técnica que ganhou o Nobel de Química do ano passado –, cujo equipamento o Laboratório Nacional de Nanotecnologia está adquirindo. Vamos usar também uma linha do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, fazendo experimentos no próprio anel, além de conhecer a nova fonte de luz síncrotron brasileira, do projeto Sirius. Os alunos terão contato com o que está na fronteira do conhecimento”, disse Loh.

Após o dia de encerramento da ESPCA sobre Coloides, será realizado o 6th Meeting on Self Assembly Structures In Solution and at Interfaces , na cidade de São Pedro (SP).

“São eventos diferentes, mas muitos palestrantes e alunos participarão de ambos. A área de estudo em coloides é transdisciplinar e será uma oportunidade dupla de juntar todos esses especialistas”, disse Loh.

Inscrições e mais informações: http://spsas.iqm.unicamp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.