Escola de Verão de Física Nuclear Experimental 2016
03 de dezembro de 2015

Escola tratará da interação de elétrons com a matéria e usará o acelerador Microtron do IFUSP

Escola de Verão de Física Nuclear Experimental 2016

Escola tratará da interação de elétrons com a matéria e usará o acelerador Microtron do IFUSP

03 de dezembro de 2015

 

Agência FAPESP – A próxima Escola de Verão de Física Nuclear Experimental (XIX EVJAS-FNE) será realizada no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) de 11 a 22 de janeiro de 2016.

Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Física, o evento ocorre a cada dois anos desde 1986.

Desta vez, a Escola tratará da interação de elétrons com a matéria e usará o acelerador Microtron do IFUSP.

Os participantes terão oportunidade de determinar experimentalmente o espectro de energia e fluxo de elétrons espalhados em diferentes ângulos por alvos finos, bem como as seções de choque de bremsstrahlung e de ionização de camadas internas de átomos por impacto de elétrons, grandezas consideradas fundamentais para o entendimento da interação de partículas, carregadas ou não, com a matéria.

A Escola envolverá desde a campanha experimental até a redução dos dados e elaboração do relatório. Os alunos trabalharão em duas das linhas de feixe do acelerador: a de corrente contínua, com energias que podem ser fixadas entre 10 e 100 keV, e a que opera em onda contínua, com energia de 2 MeV.

Serão usados detectores semicondutores de alta resolução, acoplados às câmaras de irradiação, que têm janelas de espectroscopia em determinados ângulos.

Mais informações: http://www.sbfisica.org.br/~evjasfne/xix/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.