As inscrições para o evento promovido pelo ICTP-SAIFR são gratuitas e podem ser feitas até este sábado
As inscrições para o evento promovido pelo ICTP-SAIFR são gratuitas e podem ser feitas até este sábado
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará, entre 30 de setembro e 4 de outubro, a Escola de Matéria Ativa.
Esse campo de estudo envolve diversas comunidades científicas em física, biologia, ciências computacionais, matemática aplicada, química e engenharia. Numerosas aplicações surgem constantemente em sistemas biológicos, materiais inteligentes, medicina de precisão e robótica.
Gratuito e em inglês, o evento cobrirá abordagens teóricas bem testadas e bem-sucedidas, bem como a discussão de resultados experimentais. Serão apresentadas palestras sobre aspectos fundamentais da matéria ativa e uma exposição pedagógica das suas tendências recentes.
Julia M. Yeomans, da Universidade de Oxford (Reino Unido), abordará nemática ativa e mecanobiologia; Rodrigo Soto, da Universidade do Chile, debaterá modelagem computacional de sistemas ativos; Aparna Baskaran, da Universidade Brandeis (Estados Unidos), discutirá fundamentos teóricos da matéria ativa; e Francesco Ginelli, da Universidade de Insubria (Itália), discorrerá sobre física do movimento coletivo.
O público-alvo inclui estudantes de pós-graduação e pesquisadores.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário on-line até sábado (27/07). Os candidatos são convidados a enviar resumos para apresentação de pôster. Há uma verba limitada para despesas locais e de viagem dos participantes.
O evento acontecerá no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.
As aulas da escola serão gravadas e disponibilizadas no canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.
Mais informações: www.ictp-saifr.org/sam2024/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.